Atlético-MG leva três gols a Montevidéu e proíbe a vantagem de passear sem guia
ATLÉTICO-MG · SUL-AMERICANA
Três a zero é uma vantagem confortável até alguém chamá-la de confortável. O Atlético-MG desembarca para enfrentar o Montevideo City Torque na volta da semifinal da Sul-Americana podendo perder por até dois gols e ainda assim avançar. Para evitar que a matemática ganhe chinelos e peça um café, o clube trata o placar da ida como bagagem frágil.
Reinier, Bernard e Borbas construíram na Arena MRV a margem que agora atravessa o continente no colo. Se o Galo sofrer três gols, a decisão irá para os pênaltis; qualquer derrota menor preserva a vaga. É uma dessas contas que parecem simples no quadro e viram uma coleção de mãos na cabeça se o adversário marca cedo. Por isso, o manual recomenda jogar bola em vez de abraçar uma calculadora.
O momento oferece argumentos para a serenidade: são oito partidas sem derrota e três vitórias seguidas. Ainda assim, a comissão técnica sabe que retrospecto não acompanha atacante dentro da área. Ele fica na recepção do hotel, muito educado, enquanto o zagueiro precisa correr. O City Torque, sem alternativa, terá de atacar como quem chegou atrasado a um portão de embarque e viu o funcionário erguer a fita.
A graça involuntária está no contraste entre o nome do rival e o roteiro. “Torque” sugere força mecânica; o Atlético quer retirar a chave da ignição, estacionar o jogo longe de Everson e reduzir a noite uruguaia a uma reunião sem café. Nada de celebrar antes, nada de transformar a classificação em passeio turístico, nada de perguntar onde fica a loja de lembranças aos 15 do primeiro tempo.
Se administrar com bola e atenção, o Galo estará na final. Se administrar apenas no discurso, entregará ao torcedor noventa minutos de aritmética cardiovascular. A tarefa é objetiva: proteger a enorme vantagem sem parecer um segurança cochilando diante de uma porta já aberta.




















